sábado, 11 de junho de 2011

A Universidade Federal de Alagoas terá pesquisadora das relações étnicorraciais como vice-reitora.

O resultado das eleições da ufal serviu como termômetro para demonstrar e ficar definitivamente claro que a comunidade acadêmica não se identifica com o ódio, a raiva e a intolerância.

A vitória de Eurico e Rachel (antropóloga e pesquisadora das relações étnicorraciais) no primeiro turno, nos três segmentos, sepultou, de uma vez, a intolerância ao mesmo tempo que deixou claro que a comunidade acadêmica se identificou com o processo de transformação que foi iniciado na universidade, inclusive com políticas de ações afirmativas. A comunidade universitária deixou claro nesse processo que aprovou o modelo de gestão atual e que não se deixou ludibriar com as mentiras repetidas nesse processo. A estrategia de Goebels (marketeiro de Hitler que dizia que uma mentira dita diversas vezes se torna uma verdade) não funcionou nas eleições da ufal.

A imprensa marrom de Alagoas articulada pelos conservadores de plantão terá que engolir a decisão daqueles que acreditam que o conhecimento transforma.
Mas o resultado já tinha sido previsto. Nossa previsão era a vitória de Eurico e Rachel no primeiro turno com Valéria em segundo e Paulo Wanderley em terceiro.
Parece que a posição das chapas deixa claro como a comunidade universitária percebe a questão: elegeu a única chapa defensora das ações afirmativas.

Espero que os raivosos tenham aprendido a lição: a intolerância não deve ser uma opção, a violência e a mentira não devem ser opções.

Parabéns a chapa três que com grandeza e humildade aplaudiu a candidata derrotada Valéria na saída do ginásio da ufal onde estava ocorrendo a apuração dos votos.

Parabéns a chapa três por manter o equilibrio diante de tantas provocações.

Parabéns a chapa três pela coragem de defender em seu programa as políticas de ações afirmativas na ufal já implementadas na gestão da profª. Ana Dayse que prontamente atendeu as nossas sugestões.

Parabéns a chapa três por garantir, nas urnas, a continuação das ações de valorização da cultura afro-brasileira como o projeto vem pra roda vc tb, de capoeira, o projeto de dança afro, a expansão universitária, a implementação do ensino à distancia, a realização de ações de valorização à produção acadêmica como a Bienal do livro, a ampliação das unidades acadêmicas e do Restaurante Universitário, a construção da nova Residência Universitária e tantas outras ações importantes desenvolvidos e aprovadas pela comunidade acadêmica.

Finalmente, parabéns a profª. Rachel Rocha e ao prof. Eurico Lobo e a todos os militantes da chapa três que com muita paciência suportaram as mais diversas formas de provocações, mas que souberam conduzir o processo a vitória.

PARABÉNS A UFAL. POR QUE SÓ QUEM FEZ PODERÁ FAZER MUITO MAIS.


Carlos Martins
Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário