quarta-feira, 23 de março de 2011

Indicação do Sociólogo Carlos Martins para assumir a Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas

                                        MANIFESTO DE APOIO
Carlos Martins, sociólogo

O Brasil, hoje, vivencia seu melhor momento em relação à efetivação de políticas raciais. Não seria exagero afirmar que “nunca na história desse país” se investiu tanto em políticas de ações afirmativas: o PROUNI, as cotas nas Universidades, o atendimento às comunidades quilombolas e indígenas, a criação do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial são marcas de um momento histórico marcado por ações voltadas às demandas da população negra brasileira.

O presidente Lula ao repassar o cargo para a presidente Dilma, entregou um governo cuja orientação política é a do respeito às diferenças mas que necessita, ainda, de grandes avanços.

A população negra ainda amarga os piores índices sociais. A miséria e a fome estão presentes nas populações mais negras desse país. De acordo com o IBGE, nas regiões mais pobres a população negra corresponde a maioria, ou seja, quanto mais negra é a região mais enfrenta as piores condições de vida.

Diante disso, é importante ressaltar que os órgãos públicos representam um caminho eficaz na efetivação de políticas capazes de construir saídas viáveis para que o povo negro não vivencie mais as condições atuais de vida.

É nessa perspectiva que se situa a Fundação Cultural Palmares, criada em 1988, ano de centenário da abolição da escravatura, a partir das intervenções do Movimento Social Negro.

Em Alagoas, as políticas de reparação ao povo negro são urgentes. É necessário dar celeridade em todas as áreas sociais. E portanto, a existência da Representação da Fundação Palmares é, sem dúvida, um instrumento que deve contribuir com políticas de ascensão do povo negro alagoano. E, considerando esse aspecto, as organizações e instituições abaixo relacionadas manifestam seu apoio à indicação do sociólogo Carlos Martins para assumir a chefia da Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, por entender que se faz necessário avançar positivamente nas ações da Fundação Palmares em Alagoas.

Carlos Martins é negro. Militante do movimento social negro há 17 anos, deu importante contribuição ao processo de aprovação do Programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e à criação do Núcleo de Estudos Sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL) onde criou o grupo de estudos sobre violência e etnicidade. Teve atuação importante como Assessor Político na extinta Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias, contribuindo efetivamente na implementação de políticas de atendimento à população discriminada. Atuou como Técnico no então Departamento de Ensino da Secretaria de Estado da Educação. Foi Assessor Técnico de Governo no fundo de Microcrédito de Alagoas, onde contribuiu no desenvolvimento de projetos e apoio a ações de valorização da Semana da Cultura Africana, culinária afro-brasileira e da cultura negra em geral. Como professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), lecionou as disciplinas de História, Geografia e Educação e Trabalho em escolas da rede municipal de ensino.

Foi produtor cultural na Pró-Reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas, contribuindo na concepção e efetivação do Programa “UFAL em Defesa da Vida”, em suas 8 edições. Coordenou atividades culturais na Tenda da Cultura Estudantil. Atuou na coordenação do Projeto “Aqui(n)ta Cultural” onde fomentava apresentações de música, dança e teatro. Também deu importante contribuição na elaboração dos editais que fundamentaram os Programas de Publicação Estudantil, Concursos de fotografia, Concurso de artigos e o Programa Vivência de Arte, os quais tinham como objetivo principal a valorização e a disseminação, no meio acadêmico, da dança afro e da capoeira, entre outras expressões culturais.

Coordenou diversas atividades voltadas à valorização da cultura negra e debates sobre as relações étnicorracias, além de ter participação decisiva na organização das duas edições do Festival de Música de UFAL (FEMUFAL - 2009 e 2010). As duas edições do FEMUFAL valorizaram a musicalidade negra com a participação do Hip Hop, o Reggae e o Soul.

Como militante do Movimento Negro tem contribuído efetivamente com a luta pela implementação das políticas de promoção da igualdade racial e pela eliminação do racismo, além de atuar no processo de enriquecimento intelectual dos demais militantes através de palestras, debates e cursos de formação nos quais participa como palestrante/debatedor/formador.

Tem se destacado como intelectual negro e pesquisador do processo de Correlações de Forças entre o Estado e o Movimento Social Negro em Alagoas e no Brasil, pesquisa que lhe deu notório reconhecimento pelo Movimento Negro em Alagoas.

Participou da formação de entidades importantes como o Centro de Formação e Estudos Étnicos - Mocambo Anajô.

TAMBÉM ATUOU NA ORGANIZAÇÃO DOS SEGUINTES EVENTOS:
  •  O Negro na Universidade: O Direito à Inclusão
  •  UFAL Comemora 100 Anos do dia Internacional da Mulher: Um Olhar para as Várias Manifestações da Violência
  • Semana 30 anos de Anistia da Universidade Federal de Alagoas
  • O Negro no Mercado de Trabalho 

DENTRE AS DIVERSAS PALESTRAS QUE PROFERIU, PODEM-SE DESTACAR OS SEGUINTES EVENTOS:
  • Encontro de Formação do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô
  • Conferências Municipais de Juventude
  • II Simpósio Alagoano de Ciências Sociais
  • I Encontro Macro Regional dos Estudantes do Programa Brasil Afroatitude

ÁREA DE FORMAÇÃO:
Carlos Martins é bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia, Ciência Política e Antropologia, formado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atualmente cursa Epecialização em Gestão Pública Municipal UFAL.

Dessa forma, e em reconhecimento a toda contribuição dada à causa negra em Alagoas, as instituições abaixo relacionadas vêm através deste Manifesto indicar o Sociólogo, Carlos Martins, para ocupar a função de chefe do escritório da Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas:

1. Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
2. Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
3. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFAL
4. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UNEAL
5. Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB)
6. Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnicorracial
7. Grupo de Capoeira Angola Quilombola Arte É Cultura
8. Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas
9. Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML)
10. Núcleo de Cultura Afro Brasileira IYO OGUN-TÉ
11. Instituto de Pesquisas Étnicas (IPE)
12. Pastoral da Negritude da Igreja Batista
13. Orquestra de Tambores de Alagoas
14. Projeto Vem Para a Roda Você Também
15. Cia. de Teatro Muro Imaginário
16. Projeto Universidade Fazendo Arte
17. Projeto de Dança Afro
18. Comunidade de Estudantes Africanos da UFAL
19. Associação Cultural e Esportiva Quilombola (ACEQ)
20. Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira em Alagoas
21. Centro de Cultura e Estudos Étnicos ANAJÔ (Entidade vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil - APNs)
22. Irmandade das Gerações Brasileiras (IGB)
23. Projeto Cine Olho Vivo
24. Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL)

34 comentários:

  1. Camarada Martins e companheiros das demais entidades,
    venho em público informar de meu apoio ao Nome do Carlos Martins para a Representação da Fundação Palmares em Alagoas. Como membro do Coletivo AfroCaeté, e como Coordenador do Projeto Cine OLHOVIVO do Programa de Vivência de Arte da PROEST/UFAL, nós temos convicção da capacidade e competência do mesmo para assumir o cargo. Sabemos também da contribuição história de Martins com os Movimentos Sociais, e particularmente com o Movimento Negro em Alagoas, de fato, é um nome que reuni as condições necessárias para o avanço das demandas de nosso movimento.
    Que a terra de Zumbi continue na luta por dias melhores.

    CADU Ávila
    Coletivo AfroCaeté
    Projeto Cine OLHO VIVO
    Produtor Cultural da PROEST/UFAL

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o comentário feito pelo Cadu. Desde a inauguração da representação em Alagoas (26/03/10), a presença do sociólogo tem sido fundamental durante todo o processo.
    Aproveito para parabenizar o trabalho que Carlos Martins vem realizando na Fundação Cultural Palmares, no cargo de Assistente Administrativo Sênior, que, com afinco, responsabilidade e simplicidade, tem conseguido transmitir os conhecimentos necessários à equipe da representação de Alagoas.
    Tenho acompanhado e assistido às palestras desenvolvidas por ele, sempre mostrando a importância das políticas públicas voltadas para a população negra no intuito de reparar socialmente todo um histórico de discriminação que o nosso povo sofreu, e ainda sofre. Portanto, vejo Carlos Martins como o melhor nome para representar a Fundação Cultural Palmares em Alagoas, tanto pelo seu compromisso e entusiasmo com a causa, quanto pela capacidade e qualificação que o mesmo possui.

    Laurita Christina
    Administradora
    Universidade Federal de Alagoas/UFAL

    ResponderExcluir
  3. Ola..
    força e muita coragem pelo que te espera pela frente. acredito que essa direção está em boas mãos e saberá elevar a cultura e identidade negras nao só em Alagoas, mas também no Brasil inteiro, quiçá além fronteiras...

    Sónia André

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Homem pra assumir

    Com as características que o Carlos Martins tem, mostra ser bem capaz de ter apoio tanto estudantil e empresarial por ser uma pessoa qualificada com pleno conhecimento, experiência e fala verdade ele já está na luta a 17 anos (dezessete anos).
    Carlos Martins pra assumir ele é o cara.

    Ass: Rivaldo C. Torres

    ResponderExcluir
  5. Desejo-lhe muita sorte e força. Vc merece todo o nosso apoio.Acredito e fico na espectativa de ver a sua vitória!

    ResponderExcluir
  6. companheiro carlos martins, estou muito emocionada com o nosso rencontro depois de 7 anos vivendo em cuba e conhecendo o povo cubano no seu mais frofundo sentimentos de liberdade e solidariedade.
    A JSB foi uma linda escola pra todos nos, sei q se passaron muitos anos e vc conquinstou outros horozontes, se q vc e uma pessoa qualificada e com muitas esperiência por isso tenho a certeza q vc merece essa linda vitoria.
    PATRIA O MUERTE!
    VENCEREMOS.
    VIVA LA REVOLUCIÓN CUBANA!
    ANA MARIA

    ResponderExcluir
  7. Fui colega de Carlos na universidade e sei do compromisso dele pela causa negra em Alagoas... ele tem todo o perfil necessário para cumprir mais este trabalho...


    boa sorte companheiro!

    ANA LUIZA PORTO
    Professora de História do IFAL/ Campus Penedo

    ResponderExcluir
  8. Apoio a indicação de Carlos Martins duplamente. Primeiro por seu histórico irrefutável dentro da luta pela efetivação e propagação dos direitos humanos nas suas mais diferentes faces, indo das minorias étnicas até o movimento estudantil dentro e fora da universidade. E em segundo pela idoneidade e dedicação aos seus ideais, que não poucas vezes é colocado à frente de tudo, inclusive de si mesmo muito antes de ingressar na universidade.


    Arlan Montelares
    Gerente de Projetos da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública.

    ResponderExcluir
  9. Apoio a indicação do Carlos Martins para ser o novo representante do Escritório da Fundação Palmares no Estado de Alagoas, por alguns motivos, militante do movimento negro, capacidade de gerir um órgão público, sociólogo, articulador, intelectual, são adjetivos que me fazem indicar o nome de CARLOS MARTINS para este cargo.

    Elson Davi
    Secretário Municipal de Cultura - União dos Palmares;
    Antropólogo

    ResponderExcluir
  10. O Companheiro Carlos Martins a anos vem se dedicando, fortalecendo o movimento e a cultura negra em Alagoas. Com sua experiência e seriedade, deverá realizar um ótimo trabalho à frente da Fundação Palmares, sendo assim, declaro aqui meu apoio para que Carlos Martins assuma a representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas.

    Gildeon Santos (ZaZo)
    Movimento Hip-Hop Alagoano
    Posse Atitude Periférica

    ResponderExcluir
  11. Quem conhece Carlos Martins sabe o quanto ele é dedicado ao movimentos negro e a cultura negra no Estado de Alagoas. Competente, experiente e responsável, não vejo outro nome a frenta da Fundação Palmares que não sejo o do Martins, fatos comprovados em seus trabalhos na Fundação. Vamos lá Carlos Martins, faça o sonho virar realidade... "I HAVE A DREAM"

    Glaucia Gonzaga
    Professora e pesquisadora
    Maracatu Baque Alagoano

    ResponderExcluir
  12. É um prazer poder deixar o meu apoio ao nome do Carlos, companheiro que conheci na UFAL, que sempre dicado a causa do Movimento Negro. Será uma satisfação a sua nomeação para Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas .

    Lucas Soares
    Prof. de História
    Membro do Diretório Municipal do PT de Maceió

    ResponderExcluir
  13. Grande Carlos,
    Boa sorte e toda força nessa representação! Conte com o meu apoio sincero! Sua luta e sua história é significativa e honrada! Fico feliz em apoiá-lo nesta nomeação para a Fundação Cultural Palmares em Alagoas.
    Forte Abraço,
    Alexandre Fleming

    ResponderExcluir
  14. Estou aqui para confirmar o meu total apoio ao Carlos Martins para Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas.
    Sou africano, da Guiné-Bissau, formado em Ciencias Sociais pela UFAL 2002-2006. Como podem ver, estudei com o Carlos, pessoalmente conheci muito da sociedade brasileira e alagoana graças a ele.
    Tal como Dr. Carlos Lopes (ONU), Carlos Martins foi um dos grandes promotores da criaçao de um espaço de debates e reflexao sobre questoes africanas em Alagoas e hoje, a semana da cultura africana é uma realidade na UFAL. Nao me sobram duvidas de que estamos perante uma pessoa muito competente, experiente e portanto capaz de dar grandes contributos a esta vossa-nossa terra. SOU ALAGOANO de coraçao. Abraço, ESTAMOS JUNTOS!

    Noel Vieira
    Coordenador Executivo e Dados - ONG Céu e Terras
    Av. do Brasil N° 7 - Apartado 1257
    1031 Bissau Guiné-Bissau
    Tel: +245 6674090 +245 5804321
    Contacto Skype: noel.vieira1

    ResponderExcluir
  15. Concerteza Carlos Martins é uma pessoa capacitada para assumir uma cargo de importante responsabilidade. Tive a oportunidade de trabalhar com ele na PROEST, e ele sempre foi ligado a promover cultura sem fazer acepção de grupos, sempre valorizou todos os tipos de expressão cultural.

    Ediel Teixeira
    Graduando em Serviço Social - UFAL

    ResponderExcluir
  16. Vivenciamos um momento muito importante na história do nosso país. É o momento em que a sociedade participa das mais diversas formas de espaços de elaboração de propostas e busca pelo reconhecimento.
    O Movimento Negro busca a cada instante integrar a essa rede de possibilidades e a cada dia emerge de uma poeira de giz em busca de reconhecimento e direitos. A FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES é fruto de anos de luta do Movimento Negro, e temos o dever de nos representar diante dela, e ela ser a nossa fiel representação.
    É por esse motivo e por outros que defendo o nome do SOCIÓLOGO CARLOS MARTINS para assumir a Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas.
    CARLOS MARTINS é um histórico militante do Movimento Negro de Alagoas, sempre comprometido e atento as nossas lutas, é a pessoa indicada para assumir o cargo de Representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas.

    Sérgio Silva
    Movimento Negro de Alagoas
    Cientista Social
    Servidor Público Estadual

    ResponderExcluir
  17. Carlos !!!!
    uma pessoa atuante, sempre presente nos segmentos da cultura negra. Parabéns pela conquista mais que metrecida.

    ResponderExcluir
  18. Manifesto meu apoio ao nome de Carlos Martins.
    Sou testemunha de seu compromisso com o Movimento Negro.

    Cibele Rodrigues
    Socióloga -
    Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Recife-PE)

    ResponderExcluir
  19. Carlos Martins, esse é um exemplo de comprometimento com o movimento negro.
    Carlos Martins Pela sua índole inquestionável é a pessoa mais que indicada para está à frente de mais essa luta.


    Estamos Juntos Nessa Luta


    Anderson Santos
    Técnico em Informática
    Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  20. Em todos esses anos, não conheci neste estado pessoa melhor para representar e defender a cultura negra. Carlos Martins sempre se dedicou às questões sociais e ao movimento negro. Hoje como sociólogo, tem experiência e entusiasmo para lidar com as questões do movimento negro. Sua Indicação para assumir a Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas será considerada uma atitude inteligente.

    Sandro Basilio - Professor da rede estadual
    Maceió - AL

    ResponderExcluir
  21. Bom o Carlos é gente boa, facil de se inturmar com todos, desde quando nos conhecemos q nos damos bem, sempre lutando pela causa a favor dos negros juntos caminhamos na FENAL e por ironia do destinos nos reencontramos no escritorio da Fundação Palmares em Uniao dos Palmares. É uma boa indicação, mas temos q ter consciencia q ele sozinho não conseguirá reivindicar tudo, temos q fazer um elo de alinaça, e juntos caminharmos em prol de toda comudidade negra!

    AXÉ!!!!!!!!!!

    Silvio Science Serafim de Oliveira
    Engengeiro Agronomo (Membro da Cultura Palmarina)

    ResponderExcluir
  22. Carlos representa o pensamento contemporâneo sobre o que se entende sobre a questão racial no Brasil e em Alagoas. Não há dúvidas que a nomeação de Carlos virá em breve para a Fundação Palmares sob o som dos maracatus e afoxés das Alagoas.
    Força meu camarada!

    Ernani Viana
    Turismólogo e Produtor Cultural
    Coletivo AfroCaeté

    ResponderExcluir
  23. Meu apoio a essa pessoa magnifica e de mente tao brilhante que tive a honra de conhecer. Carlos, Todos os colegas da sociologia da Universidade Federal de Alagoas estão com voce nessa e em outras que virão. Você é 1 exemplo para nós...

    ResponderExcluir
  24. Quero externar meu sincero apoio a indicação do colega, sociólogo, Carlos Martins para a representação da Fundação Cultural Palmares. Tive o privilégio de participar de vários momentos da vida acadêmica de Carlos Martins,como sua professora; sua orientadora; como Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas, do qual ele faz parte; e como sua Coordenadora de Política Estudantil, na PROEST, onde Carlos atou como assessor cultural. Por todos esses momentos de convivência e de experiêncais partilhadas,sinto-me a vontade para afirmar que Carlos Martins é um sujeito extremamente comprometido não só com a problemática dos negros, mas também com a questão de todos os segmentos sociais que sofrem em função dos processos de discriminação, desigualdades e injustiças sociais existentes em nossa sociedade.
    Tenho certeza de que Carlos Martins fará desta representação um instrumento de transformação social no sentido da ampliação dos direitos sociais e humanitários para todos os cidadãos alagoanos, particularmente, para os negros.
    A garra, a determinação e o compromisso de Carlos Martins com as questões sociais fazem desse sociólogo um sujeito imprescindível para pensar Alagoas, assim como para construir processos que apontem na direção das necessárias transformações que a sociedade alagoana precisa vivenciar. Por tudo isso, sou plenamente favorável a sua indicação para ocupar a representação da Fundação Cultural Palmares. Ficarei na torcida! E me alegrarei com sua vitória!

    ResponderExcluir
  25. Grande companheiro Carlos Martins!

    Recebo com muita satisfação e alegria sua indicação para a chefia da Fundação Palmares em Alagoas. Justo você, um estudioso e amante do tema, mesmo em tempos onde não era "moda" tratar do assunto. Tenho certeza absoluta da sua competência e da qualidade do seu trabalho frente ao movimento negro.

    Receba desde já o apoio fraterno do amigo, que aproveita para lhe desejar os mais sinceros votos de sucesso.

    Grande abraço,

    Luciano Amorim
    ex-presidente estadual da UJS/AL

    ResponderExcluir
  26. Companheiro Carlos Martins,

    Acredito ser mais do que justa a sua indicação, pois, tenho certeza da sua competencia e do seu compromisso com a causa.

    Um abraço com Saudações Socialista,

    Marcio Santos
    Presidente do PSB de São Miguel dos campos - AL

    ResponderExcluir
  27. Fala rapaz!

    Carlos, voce tem todo meu apoio para assumir esse cargo. Tive a oportunidade de trabalhar com voce e conheci de perto suas idéias em prol daqueles que precisam de apoio e incentivo para alcançar a cidadania plena.

    Muita força.

    Felix Baigon - Baixista e Produtor Musical

    ResponderExcluir
  28. Fico feliz com a notícia, expresso meu apoio pessoal e afirmo que para a ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA SAUDÁVEIS SUBVERSIVOS Carlos Martins merece nossa indicação e total apoio.

    Sangue novo e limpo por uma Alagoas melhor de se viver, mais justa, cidadã e de paz.

    Glauber Xavier - Educador e Agitador Cultural.

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é EMINENCIO LUMUMBA GOMES, bissau-guineense de nacionalidade. Estudei no Brasil, Recife-PE (2002-2005), UNICAP.
    Atualmente estou ocupando o cargo de Assistente Técnico de Cooperacao na Embaixada do Brasil em Bissau.
    Tive oportunidade de conhecer o Sr. Martins numa das minhas viagens a Alagoas, através dos meus conteraneas que lá se encontravam.
    Gostaria de deixar aqui um gesto de apoio a este Senhor pela funcao que aspira por estar apto, no meu entendimento, a tal papel.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. O meu apoio é total.

    Talvez esteja em você – assim espero na esperança – a possibilidade de romper com a prática histórica das lideranças negras alagoanas as quais, ao longo do tempo vêm se apropriado, tanto das representações culturais, como da situação de vulnerabilidade em que se encontram os afro-alagoano, para assumirem cargo e títulos e depois abandonar qualquer tipo de militância engajada.

    Por isso e por toda a sua militância de articulador, o que mais podemos fazer para te ajudar?

    Edson Bezerra, com carinho e esperança de teu sucesso.

    Edson Bezerra é Mestre em Antropologia e Doutor em Sociologia

    ResponderExcluir
  31. Quando debato com os companheiros de luta a respeito dos movimentos sociais em Alagoas, em especial, acerca do movimento em defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs dessa maravilhosa matriz étnica que é a afro-brasileira, a primeira pessoa que me vem à cabeça é o Sociólogo e militante Carlos Martins.
    Martins, o meu apoio a você é incondicional, por três razões: 1) Pelo fato de você ser uma pessoa de índole inquebrantável; 2) Por você ser uma pessoa abnegada e engajada no movimento negro há muitos anos (o que excluí os oportunistas de plantão); e, PRINCIPALMENTE, por entender que você reúne competência técnica, saber acadêmico e capital político para tocar esta empreitada.
    Sucesso meu querido!

    Júlio César Rocha Lessa
    Graduando em Ciências Sociais / UFAL

    ResponderExcluir
  32. Conheço Carlos a muitos anos, e tive a oportunidade de estar ao seu lado nos movimentos da juventude alagoana e grupos sociais aqui do Estado. Desejo-lhe boa sorte e que lute e represente as pessoas que necessitam de atenção e respeito do semelhante e do poder público.

    Carlos Burity
    Engenheiro e jornalista.

    ResponderExcluir
  33. Grande Camarada,

    Eu sempre soube que precisava pisar no mesmo solo que Zumbi dos Palmares para absorver a energia emanada dos seus ideais libertários.
    Foi através de você, Carlos Martins, que realizei meu sonho, visitei a Serra da Barriga, voltei transformado.
    Eu só tenho a agradecer parceiro, ativista, amante das causas e das canções que com sua profunda sensibilidade tem feito tudo para que Alagoas seja digna de ter recebido em suas terras o maior exemplo de sociedade justa e organizada que já existiu, resiste e reside em cada um de nós, negros e negras!

    Quero muito vê-lo como Representante da Fundação Palmares em Alagoas.

    Com o respeito de sempre,

    GOG
    Original Rap Nacional

    ResponderExcluir
  34. É impressionante até onde chega a ignorancia de algumas pessoas nessa pagina http://www.rabodearraia.com/capoeira/blog/post/view/identifier/A-CAPOEIRA-DESDE-O-DESCOBRIMENTO-DO-BRASIL-A-ORIGEM-DA-CAPOEIRA/ achei um post onde "mestre capoeirista" extremamente racista e iludido quer creditar a capoeira exclusivamente aos indios com base numa unica e vaga descrição de uma luta indigena, em meio a discusão até o credito pelo berimbau quiseram roubar, com base num instrumento só ligeiramente parecido.

    ResponderExcluir